terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Visualização estereoscópica – Estereoscopia Anaglífica

Este é o método mais antigo e mais simples para se implementar e ver imagens e vídeos estereoscópicos. Ele consiste em termos duas imagens RGB, sendo que elas são da mesma cena, distanciadas na horizontal aproximadamente 6,5cm uma da outra. Com isso, estamos simulando a visão humana, já que cada olho está aproximadamente 6,5 cm de distância e por isso têm pontos de vista diferente daquilo que enxergamos.

O método consiste de 3 passos: Com a imagem destinada ao olho esquerdo, retiramos seu canal de cor vermelho (Figura 1). Já com a imagem destinada ao olho direito, retiramos os canais verde e azul (Figura 2). Logo após, uma imagem é sobreposta à outra, e temos nossa imagem anaglífica (Figura 3)! Agora utilizando óculos apropriados, você consegue perceber que o leão parece estar bem à frente da construção.

Figura 1 - Imagem esquerda sem o canal de cor vermelho
Figura 2 - Imagem direita sem os canais de cor azul e verde
Figura 3 - Imagem anaglífica
  
Observe que o método descrito acima é o utilizado para visualização anaglífica com o óculos vermelho-ciano (Figura 4). Para outros tipos, como verde-magenta, o método é similar, mudando apenas o canal de cor que vai ser extraído de cada imagem. Outro ponto de atenção é em relação à ordem das cores no óculos: para óculos vermelho-ciano, a cor vermelha fica na lente esquerda e a ciano fica na lente direita. Em outro post há um vídeo explicando como fazer um óculos desse tipo.

Figura 4 - Óculos vermelho-ciano

Explicação

O óculos utilizado atua como um filtro. As lentes de cores diferentes irão “separar” as imagens novamente, baseados na cor que elas possuem, ou seja, a lente vermelha vai separar a imagem que possui apenas o canal vermelho e a lente ciano vai separar a imagem que possui apenas os canais verde e azuis. Com isso, seu olho esquerdo irá enxergar apenas a imagem vermelha e seu olho direito, apenas a imagem ciano, cabendo ao seu cérebro fazer a junção das duas e extrair as informações de profundidade.

Faça um teste: coloque o óculos vermelho-ciano. Feche o olho direito e olhe para a Figura 2, você irá enxergar a figura com vários pontos em vermelho. Agora faça o contrário, fechando o olho esquerdo e abrindo o direito e olhando novamente para a Figura 2. Você vai enxergar apenas preto, já que esta lente não filtra cor vermelha. Legal, não é?

Desvantagem

A  principal  desvantagem  é  que estamos tirando as cores reais de cada imagem, ou seja, perdemos informações. Com isso, a imagem resultante que nosso cérebro irá interpretar não possui as cores reais da imagem original.

Em futuros posts irei fazer um tutorial de como criar imagens anaglífica utilizando o Photoshop e um programa que eu criei. Aguardem!

Créditos das fotos

Leão
Óculos vermelho-ciano

2 comentários:

  1. Na primeira imagem tenho a sensação de enxergar o vermelho na bandeira dos EUA... Ilusão de óptica? :D

    ResponderExcluir
  2. Não, Serpa, isso é defeito de fabricação sua... Se você estiver realmente enxergando vermelho nas listras da bandeira dos EUA na Figura 1, é bom você realizar o chamado Teste de Ishihara pra ver se você não possui alguma forma branda de daltonismo.







    Baka.

    ResponderExcluir