domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Castelo da Cinderela – Walt Disney World

Post rápido com uma demonstração de uso da perspectiva, neste caso denominada de perspectiva forçada (forced perspective).

Conheci essa curiosidade sobre o castelo da Cinderela assistindo a um dos videocasts da família Jovem Nerd durante as férias na Disney (vídeo nas referências).

Como se sabe, a Disney foi criada para ser um lugar em que as famílias podiam ir para se esquecer do mundo e se divertir. E isso é levado a sério! Os cenários e brinquedos são todos decorados de uma forma que a pessoa não veja nenhuma parte mecanizada que tire a beleza e a magia. E eles fazem esse “mascaramento” muitas vezes de maneiras criativas, como veremos abaixo.

O Castelo da Cinderela pode ser considerado o maior símbolo da Disney, presente na abertura de todas as produções cinematográficas da companhia. Ele se situa bem no centro de Magic Kingdom, tornando-se ponto de destaque por sua beleza e "altura".

Porém, é na parte da altura que muitos se enganam. Existe uma lei americana que diz que a partir de certa altura, uma construção obrigatoriamente deve possuir uma antena com uma luz em sua ponta piscando, como sinal para aeronaves que estejam voando a baixa altitude. Uma antena piscante dessas acabaria com a magia do castelo, e por isso ele foi construído abaixo do limite, possuindo cerca de 58 metros de altura. Mesmo assim, todos os felizardos que têm a oportunidade de ir, acabam achando que o castelo é muito maior. E aí entra a parte criativa da história, com a utilização da perspectiva forçada.

O que ocorre é um truque óptico: as partes mais altas do castelo têm suas proporções menores do que as partes mais baixas. Isto quer dizer que, à medida que vamos “subindo” no castelo, as torres, janelas, tijolos, tudo vai diminuindo de proporção, causando a quem olha de longe ver o castelo mais alto do que realmente é (lembra-se que através da perspectiva o nosso cérebro interpreta que objetos menores estão mais distantes?).

Porém, vou fingir que sou cético quanto a isso. Só acredito vendo. Alguém interessado em patrocinar uma viagem aí? :-)

Outro exemplo de perspectiva forçada. Como a garota ao fundo está distante, parece que está menor. Como a mão está bem próxima da câmera e abaixo dos pés da garota, temos a impressão de ela ser realmente pequena e caber na palma da mão da outra.

Referências:

The Disney Wiki, de onde tirei praticamente tudo
http://disney.wikia.com/wiki/Cinderella%27s_Castle

Youtube do Jovem Nerd (procurem por NERDTOUR para ver vídeos da Disney)
http://www.youtube.com/user/JovemNerd

Vários exemplos de perspectiva forçada. Vale a pena!
http://www.instantshift.com/2010/08/24/88-brilliant-examples-of-forced-perspective-photography/

Créditos das fotos:
Castelo da Cinderela
Pessoa na mão

2 comentários:

  1. Zinga, eu fui na Disney e posso confirmar isso que você disse. Está dispensado da viagem =P

    E mais o "Castelo" é bem chapado, você tem a visão de que as torres estão cada uma em uma profundidade, mas na verdade estão bem mais próximas umas das outras.

    Diferente do castelo original da Alemanha.

    Mesmo assim vale conhecer os dois.

    ResponderExcluir
  2. Isso de ser chapado eu não sabia não.

    Ahhh, mas vc deve ter ido no Castelo de Orlando, sobra o do Japão. Só acredito vendo lá então! xD

    Abraços TV!

    ResponderExcluir